segunda-feira, 7 de junho de 2010

Stock Car: Átila vence prova tumultuada em Ribeirão Preto


Líder ganha pela primeira vez na estreia do circuito de rua; acidentes e protestos marcam etapa
RIBEIRÃO PRETO - Foi uma festa completa do interior. Na inauguração do circuito de rua de Ribeirão Preto, o sorocabano Átila Abreu (AMG) ampliou a liderança da Stock Car ao finalmente ingressar no círculo de vencedores da categoria. A corrida com o resultado inédito apresentou todos os ingredientes esperados em traçados urbanos: acidentes, entrada do safety car, poucas ultrapassagens e reclamações que atrasaram a divulgação do resultado oficial. O pódio foi completado por Ricardo Maurício (RC) e Antonio Pizzonia (Hot Car).

Átila saiu na pole e controlou as poucas voltas sem a presença do safety car. "Agora foi, hein? Realmente a vitória foi muito importante para mim, porque venho perseguindo isso há algum tempo. Bati algumas vezes na trave, fiz três terceiros lugares... Mas a vitória se deu muito por causa da classificação de ontem, sabia que era importante largar na frente", comentou. "Tive condições de ditar o ritmo no início, a mesma coisa aconteceu depois do primeiro safety car. A sorte estava do meu lado, porque no primeiro safety voltei à frente do Xandinho Negrão e o Ricardinho estava atrás dele. No últimoy, também consegui voltar e ter um carro entre a gente e deu tudo certo", completou.

As emoções começaram logo depois da largada. Terceiro colocado no grid, Xandinho (Medley) perdeu a freada na primeira curva, escorregou e na volta acabou se tocando com Felipe Maluhy (Officer). Regressou aos boxes com a suspensão traseira danificada enquanto um choque entre Luciano Burti (Full Time) e Júlio Campos (JF Racing), que acabaria envolvendo mais três carros e bloqueando a pista, causou a interrupção da corrida. Como não haviam sido completadas duas voltas, a relargada obedeceu às posições originais dos treinos classificatórios.

Como os trabalhos de desobstrução do circuito e reposicionamento dos carros demandaram grande tempo, os carros andaram muito pouco sob o regime de bandeira verde. Já próximo do final, outro acidente, agora estrelado por Diego Nunes, originou nova entrada do safety car. Sem alterações significativas nas posições, a prefeita Darcy Vera agitou a bandeira quadriculada para Átila.

Mesmo punido com uma passagem pelos boxes por causa dos reparos efetuados na suspensão traseira depois da primeira largada, Xandinho terminou em 15º e foi o último a terminar na zona de pontos. O bom ritmo durante todo o tempo em que perseguiu Átila antes da parada para reabastecimento foi o consolo de uma prova que poderia ter lhe dado o primeiro pódio na categoria. "Ele teve de usar o nitro para escapar", disse. "Foi uma pena que os freios estivessem frios na largada. Escorreguei por causa disso e o choque com o Maluhy foi inevitável", resumiu Xandinho, que ainda precisou realizar uma das raríssimas ultrapassagens da corrida - na última volta sobre Popó Bueno - para garantir o pontinho.

Depois do encerramento, a equipe de Xandinho entrou com protesto contra os carros de Maluhy e David Muffato, alegando que os mesmos também receberam a intervenção dos mecânicos após o engavetamento inicial. Outros recursos foram apresentados à direção de prova.

O resultado extra-oficial:


1) Átila Abreu (Chevrolet) 00h36min40s042
2) Ricardo Mauricio (Chevrolet) a 1s930
3) Antonio Pizzonia (Chevrolet) a 2s887
4) Daniel Serra (Peugeot) a 3s233
5) Max Wilson (Chevrolet) a 4s029
6) Giuliano Losacco (Peugeot) a 6s593
7) Valdeno Brito (Chevrolet) a 7s609
8) Felipe Maluhy (Chevrolet) a 10s352
9) Ricardo Zonta (Chevrolet) a 10s754
10) Cacá Bueno (Peugeot) a 11s408
11) Allam Khodair (Peugeot) a 13s153
12) Cláudio Ricci (Peugeot) a 13s715
13) Nonô Figueiredo (Chevrolet) a 15s025
14) Marcos Gomes (Peugeot) a 18s614
15) Xandinho Negrão (Chevrolet) a 18s805
16) Betinho Gresse (Chevrolet) a 19s728
17) Christian Fittipaldi (Chevrolet) a 24s124
18) Thiago Marques (Peugeot) a 30s046
19) Alceu Feldman (Peugeot) a 30s426
20) Thiago Camilo (Chevrolet) a 30s892
21) Gustavo Sondermann (Chevrolet) a 31s400
22) Duda Pamplona (Chevrolet) a 32s019
23) Pedro Gomes (Chevrolet) a 36s319
24) Tarso Marques (Chevrolet) a 42s884
25) David Muffato (Peugeot) a 45s344
26) Popó Bueno (Chevrolet) a 1 volta
27) Wiliam Starostik (Chevrolet) a 2 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário