domingo, 18 de julho de 2010

Audi R8 LMS estréia com vitória na GTBR3


Xandy Negrão e Andreas Mattheis arriscam na corrida e sobem no lugar mais alto do pódio

Xandy Negrão e Andreas Mattheis conquistaram neste sábado a primeira vitória do ano com o carro estreante da categoria, o Audi R8 LMS. A corrida foi realizada no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro e corresponde a quarta etapa do campeonato da GTBR3.

A previsão de tempo para a prova era de chuva e a dupla largava da décima terceira posição do grid.Então decidiram arriscar tudo trocando os pneus de chuva, pelos pneus slick. A estratégia deu certo, já que durante a prova a chuva não veio. Logo nas primeiras voltas o Audi já era um dos mais rápidos da pista. Na volta de número 9, Xandy Negrão assumiu a liderança para não mais perder, entregando o carro a Andreas Mattheis ainda na primeira posição.

"Ganhar sempre é bom, o resultado foi uma grande satisfação para nós, depois dos problemas que tivemos durante os treinos", conta Xandy.

Devido a esses problemas nos treinos, Andreas Mattheis não esperava a vitória logo na estréia do Audi ."Durante os treinos com pista seca, nosso carro estava caminhando para um acerto ideal, mas na classificação que foi com chuva, não conseguimos o acerto. Então decidimos arriscar, já que com pneus de chuva o carro não tinha um bom rendimento. O resultado foi surpreendente já que eu não esperava ", revela Andreas.

Somente mais 3 equipes das 15 que disputam o campeonato arriscaram largar com pneus slick. Uma delas teve problemas no carro e não largou, e as outras 2 subiram ao pódio ao lado dos pilotos Xandy Negrão e Andreas Mattheis. O Ford GT da dupla Matheus Stumpf e Valdeno Brito conquistaram o segundo lugar seguido da Lamborghini dos pilotos Bruno Garfinkel e Ricardo Mauricio.

A segunda corrida da quarta etapa do campeonato esta marcada para o domingo, às 13h00, com transmissão ao vivo pela RedeTV.

Pneus atrapalham a classificação dos bicampeões da categoria GTBR3


Audi R8 LMS não se adapta aos pneus. Xandy Negrão e Andreas Mattheis ficam insatisfeitos com enquadramentos do carro

O sábado de treinos classificatórios começaram com chuva no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde acontece a quarta etapa da temporada 2010 do Itaipava GT Brasil.

Antes do inicio da classificação a equipe A Mattheis recebeu um comunicado da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) com o enquadramento oficial do novo carro que estréia nesta etapa, o Audi R8 LMS, pilotado pela dupla Xandy Negrão e Andreas Mattheis. A CBA decidiu aumentar o peso, que agora é de 1320 kg e o giro foi mantido em 8500 rpm.

"Em todos os campeonatos da GT3 pelo mundo, os novos carros são liberados e enquadrados de cima para baixo, e aqui no Brasil, acontece o inverso, o carro já começa penalizado, e a CBA ainda voltou a acrescentar peso, mesmo o carro não virando o tempo esperado", conta Andreas Mattheis, insatisfeito com a decisão da organização.

No primeiro treino classificatório, o bicampeão da categoria, Xandy Negrão, deu apenas três voltas com o carro e classificou em décimo terceiro, atribuindo esse tempo aos pneus. "Todos os carros da GT3 que estão andando com Michelin não obtiveram um bom resultado durante a classificação,ao contrário dos Pirelli. A marca prometeu pneus melhores, mas até o momento não foi mudado, e os pneus são os que fazem mais efeito no carro de corrida", explica Xandy Negrão que classificou o carro para a etapa deste sábado.

Para a corrida de domingo, Mattheis larga da nona posição do grid. "O carro não se adaptou bem com os pneus de chuva, quando andamos no seco, ele estava mais próximo do ideal e com esse enquadramento da organização estamos ficando inclinados a voltar a competir com o Ford GT".

A corrida marcada para este sábado tem inicio as às 15h50, e a segunda no domingo, às 13h00, com transmissão ao vivo pela RedeTV.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Expectativas positivas antes da estréia do Audi R8 LMS no Itaipava GT Brasil


Xandy Negrão e Andreas Mattheis decidem no dia dos treinos o carro que continuarão o campeonato

O Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, recebe neste final de semana o Itaipava GT Brasil. Nos dias 17 e 18 de julho serão realizadas as corridas da 4ª etapa do campeonato que conta com super máquinas na pista, Ferrari, Lamborghini, Viper, Maserati, Porsche e Ford GT.

Com estréia programada para esta etapa, entre os modelos dos carros, a expectativa maior fica em torno da nova celebridade do campeonato, o Audi R8 LMS, trazido da Europa pela dupla de pilotos bicampeões da GTBR3, Xandy Negrão e Andreas Mattheis.

Xandy e Andreas começaram disputando o campeonato com um Ford GT, agora com os dois carros, esperam a decisão da organização na questão dos enquadramentos do Audi para decidir com qual dos carros continuarão a temporada. "Vamos tomar a decisão na sexta-feira, no dia que inicia os treinos, mas os representantes da Audi e nossa equipe estão conversando com a organização para que o R8 não seja prejudicado na questão da equalização", explica Xandy Negrão.

O R8 é um carro totalmente desenvolvido para a GT3, possui rodas maiores, cambio seqüencial no volante e a gaiola já sai embutida da linha de montagem da Audi, além de todas as carenagens feitas de fibra de carbono desenvolvidas em túnel de vento, apenas as portas e o teto são as originais em alumínio.

"Esse carro venceu corridas na Europa em 2009, mas neste ano sofreu penalizações em termos de peso e redução de RPM. No Brasil a equalização é diferente. Então estamos aguardando a organização, mas acredito que o carro será muito competitivo, ao nível das Lamborghini e Ford GT", acrescenta Andreas Mattheis.

O novo carro já foi testado pelos pilotos durante treinos realizados no inicio do mês de junho, também no circuito de Jacarepaguá, mas durante a simulação de corrida o Audi andou 5 segundos mais lento que o Ford GT.

A programação oficial para a quarta etapa do Itaipava GT Brasil começa na sexta-feira. A primeira corrida do fim de semana será no sábado, às 15h50, e a segunda no domingo, às 13h00, com transmissão ao vivo pela RedeTV.

Juliana Marks

domingo, 11 de julho de 2010

GP3: "Vindo de trás, o objetivo era ganhar posições", disse Pedro Nunes


Brasileiro fez ultrapassagens e completou corrida de recuperação em Silverstone. Próximo desafio é na veloz Hockenheim

Depois de um toque que o tirou da primeira corrida da Fórmula GP3 em Silverstone neste fim de semana, o brasileiro Pedro Nunes (OGX/Grupo CGE/Claro/Wella/Alfaparf) fez uma prova de recuperação neste domingo no circuito inglês. Largando em 30o lugar, ele recebeu a bandeirada em 20o e viu com realismo suas possibilidades na corrida de hoje (11).

"Vindo de trás, o objetivo era ganhar posições e, embora o resultado não tenha sido o que eu gostaria, consegui fazer uma boa prova. Como na Fórmula GP3 a posição de largada no domingo depende do resultado de sábado, sabíamos que a corrida seria difícil, como de fato foi", acrescentou Pedro.

A vitória na etapa deste domingo ficou com o canadense Daniel Morad. Entre os brasileiros, Leonardo Cordeiro abandonou, Lucas Foresti foi o 16o e Felipe Guimarães, o 23o. O próximo desafio da GP3 será nos dias 24 e 25 de julho em Hockenheim, na Alemanha.

A etapa deste domingo em Silverstone terminou assim:

1 - Daniel Morad - Status GP - 14 voltas em 26'35"990
2 - Mirko Bortolotti - Addax - 4"974
3 - Alexander Rossi - ART - 5"537
4 - Esteban Gutierrez - ART - 5"626
5 - Nico Muller - Jenzer - 6"116
6 - Robert Wickens - Status GP - 6"869.
7 - Tobias Hegewald - RSC Mucke - 7"714
8 - Renger Van der Zande - RSC Mucke - 10"872
9 - Oliver Oakes - Atech CRS - 16"493
10 - Pal Varhaug - Jenzer - 19"226
11 - Josef Newgarden - Carlin - 19"991
12 - James Jakes - Manor - 23"871.
13 - Simon Trummer - Jenzer - 24"843
14 - Pablo Sanchez - Addax - 28"577
15 - Michael Christensen - MW Arden - 28"748
16 - Lucas Foresti - Carlin - 42"464
17 - Doru Sechelariu - Tech 1 - 44"034
18 - Miki Monras - MW Arden - 46"761.
19 - Roberto Merhi - Atech CRS - 47"572
20 - Pedro Nunes - ART - 48"034
21 - Vittorio Ghirelli - Atech CRS - 48"727
22 - Dean Smith - Carlin - 50"126
23 - Felipe Guimaraes - Addax - 57"832