domingo, 17 de abril de 2011

Khodair fica em quarto em Ribeirão e celebra primeiros pontos na temporada

Piloto chegou a brigar pela vitória e encarou "sauna" para completar o primeiro circuito de rua do ano

RIBEIRÃO PRETO - Foi por pouco. Depois de flertar com a vitória na primeira metade da corrida, Allam Khodair acabou na quarta colocação em Ribeirão Preto, terceira etapa da temporada 2011 da Stock Car. O resultado, entretanto, foi importante para o piloto da Blau Vogel, que somou os primeiros 14 pontos no campeonato.

"Tínhamos carro para ganhar a corrida, mas sem dúvida nenhuma o mais importante foi conseguir somar pontos. Não conseguimos somar pontos em São Paulo e Curitiba e isso estava nos perseguindo. Agora que quebramos esse pequeno tabu, estamos mais tranquilos", afirmou Khodair.

Fora da zona de pontos nas duas primeiras corridas do ano, Khodair foi para a pista neste domingo mirando uma boa colocação para subir na tabela de classificação. Largando em quinto, ele mesmo admitiu que teria uma estratégia conservadora para não ficar, mais uma vez, sem pontuar. "Em vários momentos da corrida eu pensava no fato de estarmos sem nenhum ponto. Eu tinha em mente, o tempo todo, que o mais importante era pontuar. Isso norteou minha prova neste domingo", disse.

Khodair ainda teve de enfrentar o calor. Não bastasse a temperatura de mais de 30 graus que fazia em Ribeirão Preto, o carro número 18 virou uma sauna. "Sofri muito com o calor gerado dentro do carro. Fizemos uma mangueira da nossa geladeira, que tem água, saindo para resfriar o pé. Mas não deu muito certo e, desse buraco, a cada curva que eu fazia, jorrava água. Mais de um litro de água entrou no carro. E com o calor, ela evaporou. O calor ficou insuportável. Quase desmaiei algumas vezes", contou.

Allam largou bem, do lado de dentro da pista, e foi ganhando posições até alcançar a segunda colocação, ultrapassando o pole Luciano Burti depois que o piloto teve que pagar um 'drive trhu'.

Restava então brigar com Átila Abreu, vencedor em Ribeirão Preto no ano passado e líder da prova. Mas uma série de acidentes foram forçando a entrada do Safety Car - três vezes no total - e impedindo o duelo pela primeira posição.

Por fim as bandeiras amarelas acabram prejudicando Khodair. Em uma relargada perto do fim da prova, Max Wilson acionou o "push to pass" e tomou a segunda posição. E, na última volta, Cacá Bueno usou do mesmo artifício para ultrapassar o piloto da Blau Vogel. Assim, o pódio foi formado por Átila, Max e Cacá. "Eu não tinha mais 'push', não tive como reagir. Foi uma pena. Mas felizmente conseguimos pontuar e isso é o mais importante", finalizou.

Agora Max Wilson é o novo líder do campeonato com 52 pontos, seguido por Thiago Camilo (47). Cacá Bueno e Átila Abreu estão com os mesmos 46 pontos na terceira posição. Khodair, com 14 pontos, é o 12o colocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário