segunda-feira, 15 de março de 2010

Com pódio na volta às pistas, Meira aponta fim de semana de cabeça na SP Indy 300


Fotos: Fábio Oliveira
Numa das corridas mais movimentadas dos últimos anos, que chegou a ser interrompida por conta da chuva e do consequente acúmulo de água em vários pontos da pista, o australiano Will Power, da Penske, comemorou neste domingo (14) a vitória na São Paulo Indy 300, primeira etapa da temporada da Fórmula Indy. Ele dividiu o pódio com o norte-americano Ryan Hunter-Reay, da Andretti Autosport, e o brasileiro Vitor Meira, da A.J. Foyt Racing.

A atuação na inédita corrida brasileira marcou sua volta às pistas, quase 10 meses depois do acidente sofrido nas 500 Milhas de Indianápolis. “Não poderia ser melhor, voltar conseguindo este pódio correndo em casa. A gente se deu bem, o meu carro ficou um canhão quando decidiu colocar os pneus macios para pista seca, e fizemos a troca no momento certo. A pista estava meio molhadinha, ainda, e quando voltei estava realmente muito rápido”, narrou o brasileiro.

Largando em 16º depois de ter frustrada a opção de acerto aerodinâmico de seu carro, Meira sabia que dependeria de uma atuação conservadora para sair do Circuito do Anhembi com um resultado satisfatório. Mas admitiu que estar entre os três primeiros colocados não era algo que via como viável. “Nosso resultado foi excelente, e foi bem merecido, mas não estamos no nível de terceiro lugar. Ainda temos que trabalhar muito”, comentou, após a festa no pódio.

Meira reconheceu que contou com a sorte para estar no pódio. Sorte que se manifestou já após a largada, quando saltou para oitavo diante do acidente que envolveu vários carros e que levou Mário Moraes, Marco Andretti e Takuma Sato a abandonarem a etapa paulista. “A gente sabia que teria de ter paciência. Tivemos, e arriscamos na hora certa, e trabalhamos bem. Mas, repito, não estamos nesse patamar todo, precisamos manter os pés na realidade”, disse.

Os meses que dedicou à reabilitação física depois de sofrer fratura numa vértebra no acidente em Indianápolis foram lembrados por Meira. “A parte mais frustrante de um processo desse é quando você acha que pode correr e não está liberado pelos médicos. Na Indy você não tem que estar pronto para correr, tem que estar pronto para bater de novo. E eu sempre soube, durante a recuperação, que o meu lugar lá estava garantido”, falou o piloto da A.J. Foyt.

O trabalho feito pelos organizadores do evento após os treinos livres do sábado (13), que consistiu na fresagem da camada mais superficial do piso de concreto do Sambódromo, mereceu elogios de Meira. “Todo mundo esteve lá na sexta-feira, nós pilotos, a IRL, o pessoal da Bandeirantes, ninguém antecipou que haveria tanto problema de aderência. Mas houve, e todos fizeram o que era para ser feito. Houve trabalho e houve progresso, deu tudo certo”, atestou.

Após 61 voltas, a classificação final da São Paulo Indy 300 foi a seguinte:

1º) Will Power (AUS/Team Penske), 2h00min59s5693
2º) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti Autosport), a 1s8581
3º) Vitor Meira (BRA/A.J. Foyt Racing), a 9s7094
4º) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon-de Ferran), a 10s4235
5º) Dan Wheldon (ING/Panther Racing), a 10s8883
6º) Scott Dixon (NZL/Target Chip Ganassi), a 11s3473
7º) Dario Franchitti (ESC/Target Chip Ganassi), a 12s0579
8º) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold Racing), a 12s1654
9º) Helio Castroneves (BRA/Team Penske), a 12s7411
10º) Tony Kanaan (BRA/Andretti Autosport), a 13s4850
11º) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold Racing), a 13s9193
12º) E.J. Viso (VEN/KV Racing Technology), a 16s9039
13º) Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold Racing), a 19s6451
14º) Ryan Briscoe (AUS/Team Penske), a 1min14s9191
15º) Danica Patrick (EUA/Andretti Autosport), a 1 volta
16º) Simona de Silvestro (SUI/HVM Racing), a 3 voltas
NÃO COMPLETARAM
Mario Romancini (BRA/Conquest Racing), a 15 voltas
Alex Lloyd (ING/Dale Coyne Racing), a 31 voltas
Alex Tagliani (CAN/FAZZT Race Team), a 33 voltas
Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 34 voltas
Milka Duno (VEN/Dale Coyne Racing), a 41 voltas
Takuma Sato (JAP/KV Racing Technology), a 61 voltas
Marco Andretti (EUA/Andretti Autosport), a 61 voltas
Mario Moraes (BRA/KV Racing Technology), a 61 voltas

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