quarta-feira, 31 de março de 2010

Stock Car: Xandinho aprova novo sistema de ultrapassagem


SÃO PAULO - O "push to pass", sistema introduzido para facilitar as ultrapassagens na Stock Car, passou com louvor em seu primeiro teste real. O veredicto é de Xandinho Negrão (Medley), um dos destaques da prova de abertura da temporada realizada domingo em Interlagos. O piloto campineiro - 20º no grid - perdeu uma sexta colocação praticamente certa por causa de um pneu furado que o obrigou a uma parada extra nos boxes na penúltima volta, deixando-o em 15º na bandeirada quadriculada.

Cercado de dúvidas sobre o seu funcionamento, o "push to pass" correspondeu às expectativas. "O ganho de potência foi evidente. Ele ainda está passando por uma fase inicial de ajustes e ficará melhor ainda quando estiver operando com a capacidade plena. O tempo de utilização subirá de 10 para 20 segundos e a potência também aumentará", observou Xandinho, que recorreu ao botão instalado no volante não apenas para atacar os pilotos da frente como para se defender das investidas dos rivais.

O engenheiro de Xandinho acredita que o "push to pass" já substitui com vantagem o óxido nitroso usado nos dois últimos anos. "É um ótimo recurso que já provou sua utilidade. A empresa responsável pelos motores da Stock Car diz que o incremento de potência foi de 30 cavalos, mas nossa avaliação é de tenha chegado aos 50. O nitro dava 30 cavalos e de quase nada adiantava", explicou Thiago Meneghel, bicampeão da Stock Car em 2008 e 2009.

Segundo Meneghel, o crescimento ainda será muito mais substancial. "Os motores estão trabalhando abaixo do potencial por causa dos problemas verificados na pré-temporada e que já estão praticamente solucionados. O número de quebras caiu bastante no final de semana, em parte por causa da redução da potência por questão de segurança. Dos 520 cavalos estimados, é possível que tenhamos corrido com 450. Ainda não temos certeza porque os motores não passaram pelo dinamômetro depois da prova", acrescentou.

A Stock Car voltará a ser movimentada no próximo dia 11 em Curitiba. A capital paranaense receberá a segunda etapa no circuito completo - o anel externo será utilizado na prova de fechamento do calendário em dezembro. "Para os motores, que ainda estão nesta fase inicial de desenvolvimento, é o traçado ideal, já que na variante os pilotos andam com o pé embaixo quase o tempo todo. E no final do ano, quando o push to pass estiver 100%, a corrida final será ainda mais emocionante", antecipou Meneghel.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

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