segunda-feira, 23 de agosto de 2010

F-Future: Primeira metade da temporada termina equilibrada após etapa de São Paulo


Carioca Nicolas Costa surpreende líderes em Interlagos e assume primeira posição. Campeonato segue sem favoritos para as três últimas rodadas duplas do ano, marcadas para as pistas de Curitiba, Brasília e Santa Cruz do Sul

Cumprida a primeira metade da temporada 2010 da Fórmula Future Fiat, uma certeza permanece na mente dos três pilotos que, ao menos neste início de campeonato, têm disputado ponto a ponto o titulo de primeiro campeão da história categoria: a briga pela liderança do torneio deve continuar acirrada até a última rodada dupla do ano, marcada para o dia 12 de dezembro no autódromo de Santa Cruz do Sul (RS).

As corridas deste domingo terminaram com a surpreendente recuperação do carioca Nicolas Costa, que corria por fora na disputa particular entre o paulista João Jardim e o gaúcho Francisco Alfaya, mas com uma vitória na primeira bateria e um segundo lugar na prova seguinte reverteu a vantagem dos líderes e deixou o autódromo paulista em primeiro na tabela.

Para o sorocabano João Jardim, a rodada dupla deste domingo marcou duas de suas melhores corridas na F-Future, e deu a ele a chance de se manter na disputa pelo titulo - agora seis pontos atrás do primeiro colocado. Na primeira bateria do dia, João foi o grande destaque do grupo não só por ganhar duas posições no decorrer da prova, mas principalmente por descontar 3s de desvantagem para Costa nas voltas finais.

"Tive um problema no freio traseiro esquerdo na classificação e acabei largando em quarto. Isso prejudicou um pouco meu início de corrida, já que tive que negociar ultrapassagens enquanto o Nicolas pode abrir tranqüilo na frente. Quando me livrei do tráfego, estava 5s8 atrás dele, mas terminei a corrida com uma desvantagem de apenas 2s8. Nessa prova eu realmente tive o melhor ritmo da pista, mas a vitória escapou. Já na segunda corrida, fiz o que pude, mas não deu para sonhar com a primeira posição", declarou o sorocabano.

Na etapa complementar, Jardim largou em sexto em razão da inversão do grid, e defendeu uma vaga no pódio até restarem poucos minutos para o final. Ele chegou a ocupar o terceiro lugar, mas acabou superado por Nicolas na freada do Esse do Senna.

"Andei no limite do carro o tempo todo, mas acredito que meus pneus se desgastaram mais do que o normal, talvez por causa do calor ou pelo acerto de calibragem. Com isso eu não conseguia tracionar bem nas saídas de curva, o que dificultava não só as manobras de ultrapassagem, mas também as defesas de posição", encerrou Jardim.

A quarta rodada dupla da F-Future, que marca o início da segunda metade do calendário, está marcada para o dia 26 de setembro, em Curitiba. Veja como terminaram as corridas deste domingo em São Paulo, e quem são os primeiros no campeonato:

Corrida 01
1) Nicolas Costa, 16 voltas em 27min42s967
2) João Jardim, a 1.864
3) Francisco Alfaya, a 17.192
4) Vini Alvarenga, a 17.916
5) Rafael Azrak, a 17.998
6) John Louis, a 35.768
7) Johilton Pavlak, a 3 voltas
8) Felipes Apezzatto, a 12 voltas

Corrida 02
1) Johilton Pavlak, 16 voltas em 28min00s812
2) Nicolas Costa, a 1.773
3) Vini Alvarenga, a 7.838
4) João Jardim, a 9.271
5) John Louis, a 12.902
6) Francisco Alfaya, a 20.727
7) Felipes Apezzatto, a 41.565
8) Rafael Azrak, a 2 Voltas

Campeonato
1) Nicolas Costa, 74 pontos
2) João Jardim, 68
3) Francisco Alfaya, 61

Nenhum comentário:

Postar um comentário