quinta-feira, 31 de março de 2011

F-Truck: No Rio de Janeiro, Danilo Dirani busca vitória que escapou em 2010




Piloto da equipe DF Motorsport confia no desempenho dos modelos Ford Cargo na pista de Jacarepaguá, onde conquistou a pole-position na temporada do ano passado


A bordo de um caminhão Ford Cargo da equipe DF Motorsport, o paulista Danilo Dirani foi o destaque da etapa do Rio de Janeiro da Fórmula Truck em 2010 ao conquistar a pole-position em Jacarepaguá. Grande favorito à vitória, Dirani teve de abandonar a corrida ainda na largada em virtude de uma quebra, mas volta ao circuito neste fim de semana com grandes expectativas para a segunda etapa do campeonato 2011 da categoria.

O Rio de Janeiro recebe neste domingo (3/4) a segunda etapa da Fórmula Truck 2011 - válida pelo Campeonato Brasileiro da categoria. Vice-líder da temporada depois do segundo lugar conquistado em Santa Cruz do Sul (RS) há pouco mais de um mês, Danilo Dirani confia no desempenho dos caminhões Ford Cargo nos 3.067 metros de extensão do autódromo fluminense.

"O Ford Cargo já tinha se adaptado muito bem a Jacarepaguá no ano passado, quando conquistei a pole-position e fiquei entre os quatro mais rápidos em todos os treinos. Para este ano eu apostaria que vamos continuar rápidos, principalmente por conta das evoluções que tivemos no caminhão desde a última corrida no Rio", destacou o piloto, tido como a principal revelação da Fórmula Truck nos últimos anos.

Além do bom acerto que a equipe DF Motorsport tem para o circuito, Danilo Dirani lembra, também, que Jacarepaguá é uma de suas pistas prediletas. "O traçado antigo de Jacarepaguá, de antes das reformas, sempre foi o meu preferido no Brasil. Ganhei corridas de Fórmula 3 naquela pista, resultados que até hoje considero muito especiais", lembrou. "É uma pista que exige uma pilotagem bastante técnica, onde qualquer abuso representa perda de tempo na volta", destacou.

A experiência na pista carioca e nas duas temporadas completas que disputou na Fórmula Truck fazem com que Dirani enxergue a importância da pole position na prova deste fim de semana.

"Os caminhões com motores de nove litros, como o Ford, levam vantagem em contornos de curva e freadas, enquanto os modelos que usam propulsores de 12 litros costumam ter mais velocidade nos finais de reta. O circuito do Rio de Janeiro deixa essa disputa bastante equilibrada, e por isso é muito importante largar na frente e se manter entre os primeiros desde o início", ressaltou Dirani.

Cristina estréia pela Truck no RJ - A equipe DF Motorsport também terá a estréia da piloto Cristina Rosito pilotando um Fórmula Truck em Jacarepaguá. A gaúcha, que faz sua primeira temporada nos caminhões, se destacou na abertura do campeonato, quando conquistou seus primeiros pontos na categoria.

"Fiquei muito feliz com minha corrida de estreia. Meu objetivo naquela etapa era completar a corrida e ganhar quilimetragem, e acabei marcando pontos. Naturalmente estou evoluindo a cada volta com o caminhão, que é muito grande e muito potente, e espero voltar a pontuar no Rio de Janeiro", completou Rosito.

Os treinos para a etapa do Rio de Janeiro da Fórmula Truck começam nesta sexta-feira ao meio-dia. Serão duas sessões de uma hora cada neste primeiro dia em Jacarepaguá. No sábado é realizado o treino que define a ordem de largada, e no domingo a corrida começa às 13h10, com transmissão ao vivo pela TV Band para todo o país. Confira abaixo a programação da Fórmula Truck no Rio de Janeiro e como está a classificação do campeonato:

Sexta-feira - 01/4
12h - 1º treino livre
15h - 2º treino livre

Sábado - 02/4
9h - 3º treino livre
11h - 4º treino livre
14h - Treino classificatório
15h45 - Top Qualifying

Domingo - 03/4
8h30 - Warm-up
13h10 - Largada

A classificação do campeonato é a seguinte:

1- Felipe Giaffone (Volkswagen), 29 pontos
2- Danilo Dirai (Ford), 21
3- Renato Martins (Volkswagen), 19
4- Beto Monteiro (Iveco), 16
5- Valmir Benavides (Volkswagen), 15
6- Roberval Andrade (Scania), 14
7- Paulo Salustiano (Iveco), 8
8- Débora Rodrigues (Volkswagen), 7
9- Régis Boéssio (Mercedes-Benz), 6
10- André Marques (Scania), 5
11- Leandro Totti (Mercedes-Benz), 5
12- Adalberto Jardim (Ford), 3
13- Cristina Rosito (Ford), 2
14- José Maria Reis (Scania), 1

A DF Motorsport / Ford Racing Trucks tem o apoio de Ford / Automotiva Usiminas / Sata Ferramentas / Consórcio Case / Eaton / Tecno Diesel / Cummins / S.Y.L. Sistemas de Freio / Platô Diesel / Mahle / BorgWarner / Knorr-Bremse / Molas Feeder / MSam / Schadek / Frum / Digipulse / Flash / Centramatic.

Visite www.dfmotorsport.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário